top of page

Ministros do Turismo do G20 se comprometem a atuar juntos contra a Covid-19

  • Carla Macedo
  • 27 de abr. de 2020
  • 2 min de leitura

Atualizado: 30 de abr. de 2020

O G20 é composto por chefes de estados, ministros e autoridades de alto nível dos países da África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia, Turquia e União Europeia.


O setor de turismo fomenta muitas atividades econômicas no Mundo e com a expansão e intensidade da pandemia da covid-19, é por consequência, um dos departamentos que mais foi danosamente afetado. O Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) estimou que até 75 milhões de empregos estão em risco neste setor de trabalho.


No dia 24 de abril/20 (sexta-feira), em caráter de reunião extraordinária, os ministros do turismo debateram os efeitos da pandemia da Covid-19 no setor, ocasião em que, lamentaram inicialmente as vidas perdidas para essa doença e afirmaram esforços conjuntos para superar a crise, em especial nos âmbitos sociais e econômicos, inclusive, pontuaram apoio aos países de baixa renda, a fim de minimizar a propagação da doença, salvaguardando empregos e desenvolvimento pós-pandemia.


Esclareceram que devem continuar tendo atenção com a saúde, imigração, segurança, sendo importante observar e restringir restrições indevidas de viagens essenciais, como para trabalhadores médicos e indivíduos ociosos.


Para fomentar o setor de turismo e a sua recuperação, se comprometeram a garantir um ambiente de viagem seguro, no qual exista sobretudo a confiança do consumidor, em voltar a viajar.


Pretendem que o setor de turismo promova inovações tecnológicas, possibilitando o alinhamento cada vez mais, a um caminho de viagem mais sustentável e perfeito.


Declararam que trocarão experiências e práticas que tiveram êxito, visando sempre, além da união entre os órgãos, à superação dessa crise no âmbito do turismo.


O Brasil foi representado pelo secretário-executivo do Ministério do Turismo, Daniel Nepomuceno, que informou que o país adotou medidas similares às tomadas pelo Mundo, entre elas, se destacam: a abertura de financiamentos bancários para as empresas e prestadores de serviços, auxílio emergencial e flexibilidades na lei trabalhista e consumerista, com a publicação de medidas provisórias.


Nesse encontro, presidido pelo ministro do Turismo da Arábia Saudita, Ahmed Al-Khateeb, decidiram que no dia 07 de Outubro/20 – após quase 6 meses da reunião anterior, no qual se espera outro cenário mundial - será realizado encontro para debaterem os novos desafios enfrentados com a pandemia da covid-19 e soluções.

ree

Comentários


bottom of page